Inicio
“El neodesarrollismo se agotó”

Entrevista a João Pedro Stédile, líder del MST (Movimiento de los trabajadores rurales Sin Tierra)  10-07-2015

http://www.rebelion.org/noticia.php?id=200891

Leer más...
Video: Arroz Agroecológico produzido pelos assentados do mst, no Rio grande do sul.

Da série: vídeos que nos fazem bem e dão esperança...

 "A reportagem cinematográfica 'Arroz Ecológico: alimento iluminado' mostra as qualidades e as oportunidades de produção agroecológica que os assentados de reforma agrária da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS) alcançaram após 12 safras do arroz orgânico, no modo de organização cooperativista.

O documentário de 26 minutos faz parte da série Curta Agroecologia, promovida pela ANA (Articulação Nacional de Agroecologia), com financiamento da Fiocruz e Canal Saúde".

https://vimeo.com/129385797


Contra la espiral tóxica
Silvia Ribeiro

ALAI AMLATINA, 22/05/2015.-  Crece en el mundo la demanda de prohibición del glifosato, el herbicida inventado por Monsanto, el agrotóxico más usado del planeta, especialmente para maíz, soya y algodón transgénicos. Se comercializa como RoundUp, Faena, Rival y otras marcas, según país y empresa. Sus impactos potenciales se revelan cada vez más graves, incluyendo cáncer y malformaciones neonatales, autismo y aumento de enfermedad celíaca.
Leer más...
Reforma agrária em bom português. Uma história premiada

Prêmio da Olimpíada de Português recebido por estudante do Assentamento 8 de Abril, em Jardim Alegre, no interior do Paraná mostra a importância da formação e integração da comunidad. Valdirene colheu depoimentos da avó Elena e de pessoas que participaram das ações para narrar a trajetória do assentamento

Leer más...
Com método cubano, Sem Terra zeram analfabetismo em seis assentamentos

O projeto de alfabetização na Bahia se utilizou da metodologia das tele aulas em dezessete turmas, cada uma acompanhada por um educador.

12 de maio de 2015

“Zerar o analfabetismo é o primeiro passo para libertar o trabalhador das prisões deste sistema desigual”, afirmou o coletivo de Educação do MST durante a formatura de 180 trabalhadores Sem Terra que participaram do projeto cubano de alfabetização para jovens e adultos, “Sim, eu Posso”. A comemoração aconteceu neste último sábado (9), na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, no Assentamento Jaci Rocha, município do Prado - Extremo Sul da Bahia -, e reuniu mais de 300 famílias.O projeto de alfabetização conseguiu zerar o analfabetismo nos Assentamentos Jaci Rocha, Antônio Araujo, Bela Manhã, Herdeiros da Terra, José Martí e Abril Vermelho, usando como metodologia tele aulas em dezessete turmas, cada uma acompanhada por um educador.

Leer más...
Entrevista com João Dagoberto: Transgênicos: enquanto o mundo recusa, o Brasil aprova
“Quando a empresa fala que só irá plantar uma pequena porcentagem de 2% a 3% de eucalipto transgênico, nós estamos falando de 20 a 30 mil hectares”, adverte o engenheiro florestal.

A aprovação do plantio de eucalipto transgênico, decidida no mês passado em audiência na CTNBio, teve uma repercussão internacional que pode ser contabilizada em mais de 100 mil assinaturas contrárias à aprovação, informaJoão Dagoberto dos Santos, em entrevista à IHU On-Line. Como reação às manifestações, afirma, o Ministério das Relações Exteriores votou contra a aprovação do eucalipto transgênico, enquanto o “Ministério do Meio Ambiente – MMA não esteve presente e não votou”.

Leer más...
Entrevista de Gilmar Mauro, sobre a conjuntura politica, mst, governo,

‘Governo paga o preço pela ação despolitizadora do último período’                   

QUARTA, 06 DE MAIO DE 2015

Em tempos de crises agudas e agressão aos direitos dos trabalhadores, conversamos com  Gilmar Mauro, importante liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Decepcionado com algumas prioridades do governo federal, Gilmar lamentou a indicação de Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura e o pouco avanço que a pauta da reforma agrária obteve nos últimos períodos. Para ele, o governo paga, agora, o preço da despolitização gerada pelos anos triunfais do lulismo.

Leer más...
Entrevista con Unai Aranguren, de via campesina pais Basco, analisa la situacion del agro en europa

“El cambio climático es consecuencia de que el sistema no funciona”

LEANDRO ALBANI/Resumen Latinoamericano, 6 de mayo de 2015 - La actual crisis económica mundial, el avance del agronegocio y los transgénicos, la histórica lucha campesina en todo el mundo, y las propuestas de Vía Campesina para impulsar modelos de producción y de vida que rompan con el actual sistema de consumo, fueron algunos temas abordados por Unai Aranguren, miembro del Comité Coordinador de Vía Campesina en esta entrevista con Resumen Latinoamericano.

 

Leer más...
Dia 23 de maio: As razões do Dia Mundial contra a Monsanto

Dezenas de países preparam, em 23/5, protesto contra transnacional que, além de atentar contra ambiente e agricultores, envolveu-se com submundo da política e dos exércitos privados

 Por Luã Braga de Oliveira

Leer más...
De tijolo em tijolo, Sem Terra construíram a primeira escola do campo

Fotos: http://goo.gl/CwsYCr

A Escola Madre Cristina, a primeira escola do campo no Mato Grosso, traz a realidade do campo para dentro da sala de aula.

6 de maio de 2015 Por José Coutinho Júnior Da Revista Sem Terra

Leer más...
Desafíos del MST y del movimiento social lationamericano. Entrevista a Simone Silva- Coordinadora Po

Militante del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra de Brasil (MST). Integra el Sector de Formación política y la Dirección política de la formación en el MST. También hace parte del colectivo de mujeres dirigentes del Movimiento Sin Tierra. Vive actualmente en la Escola Nacional Florestán Fernandes donde realiza tareas de Coordinadora Política y Pedagógica de la misma. Tiene un Master en Desarrollo territorial, donde aborda los desafíos de construcción de la soberanía alimentaria en el nordeste brasileño.

http://www.tercerainformacion.es/squelettes/imagenes/pixel-bege.gif

Entrevistas | Pachakuti | 27-04-2015 |
Leer más...
<< Inicio < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Siguiente > Fin >>

Resultados 1 - 12 de 565

Mambo is Free Software released under the GNU/GPL License.